Na terça-feira (19), o governo dos Estados Unidos emitiu um alerta aos governadores estaduais, informando sobre ataques cibernéticos realizados por hackers estrangeiros contra sistemas de água e esgoto em todo o país. Segundo a Reuters, o Conselho de Segurança Nacional e a Agência de Proteção Ambiental atribuíram a perturbação a grupos chineses e iranianos.
Os ataques representam uma ameaça à vitalidade do fornecimento de água potável limpa e segura, além de impor custos significativos às comunidades afetadas. Uma carta conjunta assinada pelo Conselho de Segurança Nacional e pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA alertou para os riscos dessas ações.
Segundo Reuters, a segurança digital das estações de água e esgoto tem sido uma preocupação crescente entre os profissionais de segurança cibernética. As instalações fornecem um serviço crítico e muitas vezes são vulneráveis a invasões. No ano passado, um incidente na instalação da Pensilvânia ganhou destaque quando o controlador exibiu uma mensagem indicando: “Você foi hackeado”.
Diante desse cenário, as autoridades dos EUA pedem os governadores que avaliem suas práticas de segurança cibernética relacionadas aos sistemas de água e esgoto e a se prepararem para possíveis incidentes cibernéticos.