O Google está explorando maneiras de integrar seu navegador Chrome com o chatbot de inteligência artificial (IA) da empresa, conhecido como Gemini. Em breve, os usuários podem contar com um novo atalho para acessar o Gemini de forma mais rápida e direta.
De acordo com informações do site Windows Report, o teste atual envolve a inclusão de um atalho para o Gemini dentro da barra de endereços do Chrome. Ao digitar “@gemini” (sem as aspas) seguido de um comando de texto, os usuários serão redirecionados instantaneamente para interagir com o chatbot e receber respostas em tempo real, sem a necessidade de abrir uma página separada no navegador ou acessar o aplicativo em dispositivos móveis.
Atualmente, esse recurso está em fase de testes apenas no Canary, a versão experimental do navegador voltada para desenvolvedores. Ainda não há informações sobre quando ele será implementado na versão estável do programa.
Para ativar o recurso do Gemini, os usuários precisam acessar “chrome://flags” na barra de endereços do Chrome e selecionar o item “Expansion pack for the Site search starter pack”, mudando a opção para “Enable pre-prod url”. Após essa configuração, basta fechar e reabrir o navegador para que a opção esteja disponível.
Embora, na versão mais recente do navegador, o comando @gemini ainda não gere resultados por parte da IA, espera-se que nas próximas atualizações essa função seja plenamente funcional.
Além de manter o Gemini como um site e um aplicativo independentes, o Google tem gradualmente integrado a plataforma de IA em outros serviços, como o Gmail e os aplicativos corporativos que compõem o pacote Google Workspace. Essa integração visa proporcionar uma experiência mais fluida e eficiente aos usuários em diferentes contextos de uso da tecnologia.