O Google está reduzindo o seu investimento em projetos experimentais na área 120, como e conhecida, a sua divisão de pesquisa e desenvolvimento. Dos catorze produtos e recursos que estavam sendo desenvolvidos na área 120, só sete vão continuar, isso significa que sete foram cancelados.
O pessoal do TechCrunch, foi quem ficou sabendo primeiro da drástica redução da divisão, mas a própria Google afirmou as informações para o site. Pesquisadores da Area 120 podiam ter projetos voltados para qualquer área da Google, mas agora a empresa quer focar em novos produtos voltados ou relacionados à Inteligência Artificial.
Uma incubadora interna com produtos bem sucedidos
Um porta-voz do Google, declarou “A Area 120 é uma incubadora para produtos novos e experimentais. Nós recentemente divulgamos que a Area 120 mudará seu foco para projetos que constroem em cima do grande investimento da Google em IA e têm o potencial de resolverem problemas importantes dos usuários. Como resultado, a Area 120 está reduzindo diversos projetos para dar espaço para os novos trabalhos.”.
Já os funcionários dos projetos cancelados serão transferidos para outras áreas e projetos até janeiro do próximo ano, mas não há garantia de emprego para todos os funcionários. Alguns dos produtos criados pela área 120 que atualmente são usados pelo Google são o GameSnacks, uma plataforma de jogos HTML5 hoje integrada ao Chrome; o AdLingo, uma plataforma de conversa IA para propagandas, hoje presente na nuvem; e o Touring Bird, um app para navegador voltado para viagens, integrado ao Commerce.