Google Planeja introduzir função de desinstalação remota na Play Store 

O Google está trabalhando em uma nova funcionalidade para a Play Store, a loja digital do ecossistema Android. Em breve, os usuários poderão desinstalar aplicativos remotamente, eliminando a necessidade de ter o dispositivo em mãos.

 

A descoberta dessa novidade foi feita pelo blog The SpDroid na versão 38.8 da Google Play Store, lançada em dezembro de 2023. No entanto, o recurso ainda não está ativado por padrão e requer algumas modificações internas para funcionar, indicando que está em fase de refinamento.

 

De acordo com a publicação, a intenção do Google é facilitar a “faxina” em outros dispositivos sem a necessidade de ligar e usar cada um deles.

 

Como Funciona: Desinstalação Remota de Apps no Android

O recurso de desinstalação remota de aplicativos em outros dispositivos conectados à mesma conta fica nas configurações do dispositivo, especificamente em “Gerenciar”, localizado na aba “Gerenciar apps e dispositivos”. Nesse menu, os usuários podem filtrar os aplicativos instalados em outros dispositivos com base no tamanho, possibilitando a remoção dos que ocupam mais memória interna, por exemplo.

 

Embora seja relativamente fácil instalar aplicativos remotamente no ecossistema Android, solicitando a instalação em outros dispositivos conectados à mesma conta Google, o processo inverso de solicitar a remoção de um aplicativo de outro aparelho ainda não é possível. A nova função está prevista para abranger dispositivos com as plataformas Android, WearOS, Android TV, Android Auto e computadores.

 

Até o momento, o Google não emitiu um pronunciamento oficial sobre o assunto, e não há previsão para a desinstalação remota pela Google Play Store se tornar um recurso oficial na plataforma.