A Google anunciou uma nova ferramenta de controle parental chamada “School Time”, projetada para ajudar alunos a se concentrarem durante o horário escolar. Essa novidade é uma trava que limita o uso de eletrônicos por crianças e adolescentes enquanto estão no colégio.
O que é o “School Time”?
“School Time”, ou “Hora do Colégio” em português, restringe as funcionalidades de tablets e smartphones no período escolar. O recurso impede o acesso a certos aplicativos e reduz a quantidade de notificações de chamadas e mensagens de alguns contatos. Essas limitações são baseadas em horários específicos e se aplicam apenas durante o período selecionado, com o dispositivo retornando ao modo normal logo após o fim do horário definido. Vale lembrar que aparelhos não vinculados ou outros eletrônicos, como notebooks, podem continuar sendo usados normalmente.
“School Time” faz parte do Family Link, a conta familiar da Google que serve como uma espécie de controle parental. A configuração estará disponível para alguns celulares e tablets Android ainda não especificados, além de smartwatches da linha Galaxy Watch da Samsung. A novidade foi inicialmente testada nos smartwatches Fitbit Ace em maio e, aparentemente, obteve sucesso nos testes para um lançamento mais amplo.
Além de manter os alunos focados, a Google também está implementando novas formas de supervisão no YouTube para proteger os filhos de conteúdos nocivos. A empresa reforça que mantém ativadas opções de proteção por padrão para menores de idade, como o filtro SafeSearch no buscador.
Com essas novas ferramentas, a Google busca ajudar pais e responsáveis a garantir que seus filhos se concentrem nas aulas e se mantenham seguros online. Fique de olho nas atualizações e aproveite as novas funcionalidades do Family Link!