O Google implementou uma nova etiqueta para os aplicativos governamentais disponíveis na Play Store, visando facilitar a identificação dos apps oficiais pelos usuários. Agora, os programas nas lojas de aplicativos contam com o ícone “Governo”, proporcionando uma forma mais rápida e segura de encontrar os aplicativos necessários.
Com mais de 2 mil aplicativos já verificados, incluindo aqueles do governo brasileiro, a etiqueta do Google não apenas torna mais fácil encontrar os aplicativos desejados, mas também aumenta a segurança e a confiança durante o processo de download.
A novidade já está em vigor, e ao clicar na etiqueta, os usuários de dispositivos Android receberão uma mensagem em pop-up, informando que “O Play verificou que este aplicativo está afiliado a uma entidade governamental”, conforme anunciado pela big tech.
Além disso, os programas governamentais agora são incluídos na lista de “Principais aplicativos”, destacando ainda mais sua relevância e confiabilidade. Essa atualização na loja de aplicativos foi realizada em colaboração com os governos e os desenvolvedores dos softwares.
Entre os aplicativos do governo brasileiro etiquetados na Play Store, estão:
- gov.br;
- e-Título;
- e-Processo;
- MEI;
- Cadastro Único;
- Celular Seguro;
- Carteira de Trabalho Digital;
- Carteira Digital de Trânsito;
- Meu INSS;
- Meu SUS Digital;
- Meu Imposto de Renda;
- Receita Federal.
O governo brasileiro disponibiliza outros aplicativos para os cidadãos, incluindo programas de órgãos como Anatel, Aneel, ANTT, ANS e Inmet, disponíveis nas lojas tanto do Android quanto do iOS.