Nessa segunda-feira dia 14, por volta das 8h30 horário de Brasília, o Google começou a deslogar os seus usuários do Google Drive e Gmail, as mensagens que eram apresentadas aos usuários era de “erro 503”. Segundo o Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços web, o problema começou por volta das 8h30 e atingiu um pico de mais de seis mil reclamações, essa falha atingiu os usuários do Brasil, mas a maioria dos relatos são dos Estados Unidos e em países da Europa, mas o quadro de status de serviço da empresa reconheceu a pane no Google as 8h55, e com isso foram afetados todos os produtos do Google, veja a lista a baixo:
- Gmail
- Google Agenda
- Google Drive
- Documentos do Google
- Planilhas do Google
- Apresentações Google
- Google Sites
- Grupos do Google
- Hangouts clássico
- Google Chat
- Google Meet
- Google Vault
- Currents
- Google Forms
- Google Cloud Search
- Google Keep
- Google Tarefas
- Google Voice
- Admin Console
- Google Analytics
- App Maker
- Google Maps
- Blogger
- Google Sync for Mobile
- Google Sala de Aula
Relatos de usuários:
Gmail estava offline e acusa erro 502 ou 50, era exibida uma mensagem que o sistema reconhece o erro no servidor, mas não dá mais informações. Segundo relatos da Internet, alguns usuários conseguem acessar a caixa de entrada, mas não conseguem efetuar o envio de e-mails ou receber mensagens.
Cousou transtorno também com os usuários, que usam ferramentas da empresa, como a plataforma de chamadas de vídeo google Meet e o Classroom, famoso Google sala de aula, que estão muitos populares com ensino a distância.
Por volta das 9h31, a companhia informou em sua pagina de status que os serviços estavam sendo estabilizados aos poucos, e por volta das 9h52 deu instabilidade como resolvida.
Palavras do Google sobre o problema ocorrido ”Hoje, às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento. Os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período. O erro de autenticação foi resolvido às 9h32. Todos os serviços estão restaurados. Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro.”