Realizado pela Ipsos, o ranking de 2022 das marcas mais influentes no Brasil, traz oito marcas ligadas ao mundo digital nas 10 primeiras colocações. O Google ficou no lugar mais alto do pódio (1º), seguido pela Samsung (2º) e pelo YouTube (3º). As outras empresas desse universo são: Netflix (4º), Amazon (6º), Facebook (7º), Mercado Livre (9º) e Microsoft (10º).
Tiveram também companhias, como as lojas Americanas que aparece na quinta colocação, Mastercard figura na sétima posição ao lado do Facebook, já a Natura e Nestlé estão dividindo o oitavo lugar. No top 10 do ano passado quatro destas marcas não apareceram, como: Netflix, Americanas, Amazon e Natura.
A eleição das marcas mais influentes se dá a partir de seis dimensões: inovação, confiança, presença, responsabilidade social, engajamento on-line e desempenho durante a pandemia.
O estudo traz duas empresas brasileiras entre as marcas mais influentes: Natura, marca mais associada à responsabilidade social, e lojas Americanas, foi um dos maiores destaques na dimensão de engajamento on-line, entre todas as analisadas na pesquisa, conforme a Ipsos Brasil.