O Google revelou que o Google Assistant agora contará com aprimoramentos alimentados pela Inteligência Artificial (IA) do Bard. Essa atualização permitirá que o software seja acessado em dispositivos Android e iPhone (iOS) tanto por meio de texto quanto em conversações diretas com os usuários.
Denominada “Assistant with Bard” (Assistente com Bard, em tradução livre), essa novidade se baseia na IA generativa do Bard e combina suas capacidades com a tecnologia já existente do Assistente. Essa integração proporcionará respostas mais contextuais e conversacionais aos usuários, independentemente de eles estarem digitando ou falando com o software.
O Assistant with Bard oferecerá uma série de recursos, incluindo assistência na redação de documentos e e-mails, com integração ao Gmail e Docs.
No que diz respeito à experiência do usuário, o Google informa que a interação será ainda mais rica em dispositivos Android, graças à integração mais profunda em comparação com o iPhone. Isso permitirá aos usuários, por exemplo, tirar uma foto, abrir o Assistente e solicitar que ele escreva uma postagem para redes sociais, aproveitando o contexto da imagem. O Google enfatiza que esse recurso foi projetado com foco na privacidade e os usuários poderão optar por ativá-lo ou não.
Embora ainda não haja uma data específica, o Google planeja lançar o Assistente com Bard nos “próximos meses”. Inicialmente, ele estará disponível para testadores antes de ser lançado para o público em geral.