Pesquisas foram lançadas pela companhia analítica sobre pagamentos em tempo real no Brasil, e as divulgou na quarta-feira dia 15, logo no dia do Consumidor. A pesquisa indica que o Pix está muito consolidado no país, mas mostrou que fraudes e golpes envolvendo este tipo de pagamento também estão em alta.
- Uma pesquisa da FICO revelou que 22% dos brasileiros já caíram em golpes com pagamentos em tempo real, como o Pix
- Os dados da pesquisa, que ouviu mil brasileiros em janeiro deste ano, mostram que 97% dos brasileiros já usaram esta modalidade de pagamento
- Boa parte dos entrevistados elogiaram a rapidez e a facilidade dessa modalidade
- Além dos 22% que já caíram neste tipo de golpe, 65% dizem conhecer alguém que já caiu
Em janeiro deste ano, teve um levantamento que ouviu mil brasileiros, em 97% dos entrevistados já enviaram ou receberam um pagamento em tempo real. A maioria usa este tipo de pagamento para enviar dinheiro para outras pessoas (88%) e negócios (74%), enquanto apenas 48% usam para pagamentos de empresa a consumidor.
Totalizando 92% das pessoas ouvidas gostam de realizar pagamentos com ferramentas como o Pix pela rapidez da transferência, enquanto 86% apontam a facilidade como o maior benefício.
Apesar de este tipo de pagamento estar ganhando mais confiança, isto contrasta com uma elevação no número de fraudes e golpes com pagamentos em tempo real. Entre os ouvidos, 65% dizem que amigos ou familiares foram vítimas de um golpe. 22% dos brasileiros contaram que enviaram pagamentos como o Pix para investimentos, bens ou serviços que nunca receberam, ou seja, caíram em algum golpe usando esta modalidade de pagamento.
As perdas entre estes usuários que sofreram golpes vão de pessoas que perderam até R$ 250, correspondendo a 46% do total, até grandes quantias, com 5% dos usuários afirmando a perda de valores superiores a R$ 5 mil. Dos 22% dos entrevistados ouvidos que afirmam ter sofrido algum golpe, apenas 27% deste total comunicaram a fraude ao banco.
Além disso, 35% dos brasileiros disseram que seu banco não faz o suficiente para educá-los sobre golpes, e 79% dos clientes recomendam a implementação de melhores sistemas de detecção de fraudes como a ação número um para ajudar neste tópico. Outras recomendações incluem dar mais avisos sobre golpes (62%) e ao fazer um pagamento (53%).