O chamado “Golpe da Shein” continua se espalhando e os golpistas estão encontrando novas maneiras de enganar suas vítimas. Desta vez, estão comprando anúncios que aparecem nos primeiros resultados de busca do Google.
Há alguns meses, uma influenciadora denunciou o Golpe da Shein, que promete pagamentos em dinheiro para clientes que avaliarem roupas da loja virtual. O esquema é principalmente conduzido através de um site chamado Money Looks, criado pelos criminosos.
A Kaspersky, empresa de cibersegurança, emitiu um novo alerta nesta quarta-feira (28) sobre essa nova forma de promover o golpe, que está vinculada a vídeos comprados de supostas pessoas que participaram da pesquisa e ganharam dinheiro.
Segundo um porta-voz da Kaspersky, os fraudadores compram resultados patrocinados no Google para que apareçam nos primeiros lugares das pesquisas, transmitindo assim uma falsa sensação de credibilidade. Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky, explicou: “Os resultados patrocinados no Google sobre o Money Looks são comprados pelos próprios fraudadores para aparecerem nos primeiros lugares de uma pesquisa e, com isso, transmitir credibilidade.”
O Money Looks funciona de maneira semelhante ao Insta Money, pedindo aos participantes que paguem uma taxa para começar a avaliar as roupas da Shein. A promessa é que somente após o pagamento eles terão acesso ao sistema, o que obviamente não acontece.
“A compra é processada por uma empresa idônea que processa pagamentos on-line, porém muita gente não solicita reembolso e os golpistas ficam com o lucro”, acrescenta Assolini.
Para se proteger do Golpe da Shein, é essencial ter informações corretas. Assolini destaca: “As pessoas precisam saber que o golpe é disseminado por muitas contas na internet, mas que os ganhos não existem. Se uma conta reporta ter ganhado algo, tenha em mente que são bots, contas invadidas ou pessoas patrocinadas que visam credibilizar o golpe”.
Aqui estão algumas dicas adicionais para evitar cair nesse esquema ilegal:
- Preste atenção ao site: verifique a URL da página e observe a estrutura do site. Possui erros ortográficos ou é uma página única, sem outras seções? Se sim, há chances de ser um golpe.
- Pesquise: antes de fornecer qualquer informação pessoal, pesquise o site no Google, no ReclameAqui ou, no caso de aplicativos, leia os comentários antes de fazer o download.
Anteriormente, a Shein já havia divulgado uma nota explicando que não possui qualquer vínculo com o Money Looks. A loja declarou que está sendo indevidamente utilizada para propagar informações falsas sobre a empresa, com o uso incorreto de seu nome e imagem, com a intenção de enganar os usuários.
O TecMundo entrou em contato com o Google para saber se a promoção dos anúncios respeita as regras da plataforma ou não. Até o fechamento da matéria, a empresa não se posicionou sobre o assunto.