A gigante multinacional de tecnologia Fujitsu confirmou ter sido alvo de um ataque cibernético, alertando que dados pessoais e informações de clientes podem ter sido comprometidos.
Em comunicado divulgado em seu site e traduzido do japonês, a Fujitsu relatou a presença de malware em vários computadores de trabalho da empresa. Após uma investigação interna, foi descoberto que arquivos contendo informações pessoais e de clientes poderiam ter sido ilegalmente acessados.
A empresa agiu prontamente desconectando os sistemas afetados de sua rede e iniciou uma investigação para determinar como sua segurança foi comprometida e se houve vazamento de informações. No entanto, a Fujitsu não especificou o tipo de malware utilizado ou detalhes sobre a natureza do ataque cibernético.
A empresa também não forneceu informações sobre que tipo de dados pessoais podem ter sido roubados ou a quem essas informações pertencem, seja funcionários, clientes corporativos ou cidadãos de governos que utilizam seus produtos e serviços.
Com sede no Japão, a Fujitsu emprega cerca de 124.000 pessoas e atende clientes em todo o mundo, tanto no setor público quanto privado. Recentemente, a empresa enfrentou controvérsias relacionadas ao seu software de computador Horizon, que foi associado a condenações injustas de funcionários dos Correios do Reino Unido por contabilidade falsa e roubo.
Até o momento, representantes da Fujitsu não responderam aos pedidos do TechCrunch para comentar o incidente de segurança. A empresa afirmou ter notificado a autoridade de proteção de dados do Japão sobre o ocorrido, e está avaliando se outras notificações de violação de dados são necessárias, incluindo em jurisdições fora do Japão, como os Estados Unidos.