Flutter e uma ferramenta que possibilita a criação de aplicativos compilados, pode se considerada um kit de desenvolvimento de interface, de código aberto e multiplataforma. Flutter foi criado pelo Google, e atualmente pode ser compilada para Android, Ios, Windows, Mac, Linux Google Fuchsia e Web.
Grandes empresas apostam no Flutter, como: Alibaba, Groupon, Nubank, Google entre outra empresa. Um dos grandes motivos para empresas apostarem no Flutter e justamente aforma como funciona para criação de aplicações.
Flutter utiliza uma linguagem também criada pelo Google a linguagem Dart, oferecendo uma experiência incrível para os desenvolvedores e usuários.
Quando o usuario cria um aplicativo com o Flutter, o código é compilado para linguagem base do dispositivo, ou seja, as aplicações são realmente nativas e por isso conseguem acessar os recursos do dispositivo sem ajuda de terceiros e com desempenho maior.
Diversas são as características do Flutter. Dentre elas podemos citar:
- Multiplataforma – Podemos desenvolver aplicações com Flutter em qualquer sistema operacional (Windows, Linux e MacOS);
- Criação de aplicações nativas a partir de um único código base – Com o Flutter é possível desenvolvermos aplicações nativas para Android e iOS;
- Acesso direto aos recursos nativos do sistema – Uma aplicação criada com Flutter possui acesso nativo aos recursos do dispositivo (câmera, wifi, memória, etc);
- Maior desempenho – As aplicações criadas com Flutter possuem um maior desempenho quando comparadas ao React Native, por exemplo, pois todo seu código-fonte é transformado em código nativo.
Instalação Linux
Para outras formas de Instalação do Flutter.
1- Faça o download do seguinte pacote de instalação para obter a versão estável mais recente do SDK do Flutter:
Clique aqui para acessar pagina!
Para outros canais de versão e versões mais antigas, consulte a página de arquivamento do SDK .
2- Extraia o arquivo no local desejado, por exemplo:
- $ cd ~/development
- $ tar xf ~/Downloads/flutter_linux_1.17.3-stable.tar.xz
Se você não deseja instalar uma versão fixa do pacote de instalação, pode pular as etapas 1 e 2. Em vez disso, obtenha o código-fonte no repositório do Flutter no GitHub com o seguinte comando:
- $ git clone https://github.com/flutter/flutter.git
Você também pode alterar ramificações ou tags, conforme necessário. Por exemplo, para obter apenas a versão estável:
- $ git clone https://github.com/flutter/flutter.git -b stable –depth 1
3- Adicione a flutterferramenta ao seu caminho:
- $ export PATH=“$PATH:`pwd`/flutter/bin”
Este comando define sua PATHvariável apenas para a janela atual do terminal. Para adicionar permanentemente o Flutter ao seu caminho, consulte atualizar o caminho.
4- Opcionalmente, pré-faça o download dos binários de desenvolvimento:
A flutterferramenta baixa binários de desenvolvimento específicos da plataforma, conforme necessário. Para cenários em que o pré-download desses artefatos é preferível (por exemplo, em ambientes de construção hermética ou com disponibilidade intermitente de rede), os binários iOS e Android podem ser baixados antecipadamente, executando:
- $ flutter precache
Para opções adicionais de download, consulte flutter help precache.
Agora você está pronto para executar os comandos do Flutter!