Banda larga com fibra é o principal meio de acesso á internet no pais, e está sempre expandindo para diferentes áreas através das operadoras de telefonia. Com o passar dos anos ouve um crescimento na base de usuários e foi observado pela Anatel que fibra óptica corresponde a 51,5% dos acessos à internet fixa do Brasil.
Dessa forma, confirmando as expectativas, mais de 18,6 milhões de endereços possuem a tecnologia de internet fixa, chegando diretamente para o cliente sem qualquer tipo de interconexão, como postes, antenas e outros terminais. Esse número representa um salto perceptível dos 17,8 milhões contabilizados no último mês de março.
O outro meio mais utilizado para a conexão de internet fixa é o cabo coaxial, que é amplamente utilizado na TV a cabo, seguido pelos cabos metálicos xDSL e Ethernet tradicionais. Na última década a tecnologia foi a amis abrangente do pais, sedo amplamente substituída pela fibra óptica a partir de 2019.
As líderes do segmento aumente são pequenos provedores, como Algar e Brisanet, que conectam mais de 22,1 milhões de domicílios à internet através de um dos meios fixos. As operadoras de grande porte, a vivo lidera com sua par cela de 20,1% do mercado e a Oi segue com 14,9%.
Pode-se deduzir teoricamente que o percentual do mercado correspondente a Fibra Óptica seja muito maior, visto que provedores de pequeno porte (PPP) geralmente não reportam seus dados à agência, mas de qualquer forma, mesmo com a subnotificação, a fibra representa a parcela maioritária do seu segmento com velocidades de até 1 GB/s.
A última década foi marcada pelo grande crescimento dos smartphones, levando as operadoras de telefonia a focarem na internet móvel para que, atualmente, a rede de quinta geração seja um dos tópicos mais comentados. Mas a internet via fibra segue protagonizando um importante papel no desenvolvimento do país.