O FBI, em colaboração com uma coalizão de agências internacionais de aplicação da lei, realizou a apreensão do conhecido fórum de crimes cibernéticos BreachForums na quarta-feira.
Por anos, o BreachForums serviu como um fórum popular em inglês para hackers e cibercriminosos que buscavam anunciar, vender e negociar dados roubados. Recentemente, um agente de ameaças divulgou informações pessoais e dados de clientes da Dell que foram roubados de um portal da Europol.
O BreachForums mostrou-se resiliente ao longo do tempo. No ano passado, as autoridades apreenderam uma versão anterior do site, três meses após a prisão de seu administrador, Conor Brian Fitzpatrick, também conhecido como pompompurin. Após esses eventos, um indivíduo que usava o nome online Baphomet assumiu e restabeleceu o site, que teve três domínios diferentes no ano passado, segundo informações do FBI.
Ao ser contatada pelo TechCrunch para comentar sobre a apreensão, a porta-voz do FBI, Samantha Shero, e o porta-voz do Departamento de Justiça, Joshua Stueve, recusaram-se a comentar.
Diferentemente da apreensão anterior do site, desta vez, os federais também assumiram o controle do canal oficial do fórum Telegram, bem como do canal de um dos administradores do site, Baphomet.
Ambos os canais do Telegram exibiram a mesma mensagem do FBI, anunciando que assumiram o controle e estavam revisando os dados de back-end do site.
“Se você tiver informações para relatar sobre atividades criminosas cibernéticas no BreachForums, entre em contato conosco”, concluiu a mensagem, com um link para um site dedicado do FBI onde as vítimas e membros do fórum podem enviar aos federais informações sobre o antigo fórum de crimes cibernéticos.
O FBI descreveu o BreachForums como um mercado transparente para cibercriminosos comprarem, venderem e comercializarem contrabando, incluindo dispositivos de acesso roubados, meios de identificação, ferramentas de hacking, bancos de dados violados e outros serviços ilegais.
ShinyHunters, outro administrador do BreachForums, não respondeu a uma mensagem do Telegram solicitando comentários.
Neste momento, não está claro como as autoridades assumiram o controle dos canais do Telegram. Uma possibilidade é que o FBI tenha prendido Baphomet e assumido o controle de seus dispositivos. O porta-voz do Telegram, Remi Vaughn, confirmou que a empresa “não cooperou com nenhuma agência de aplicação da lei” na remoção do BreachForums. O Telegram não respondeu a um pedido de comentário.
Fitzpatrick, o administrador anterior do BreachForums, se declarou culpado de acusações federais em julho passado.