Em breve na Europa pode ser proibido, o uso de softwares de Inteligência Artificial (IA) para vigilância massiva da população e para classificação do comportamento social, de acordo com o projeto de lei da União Europeia anunciado online, pela CNBC.
O documento possui 81 paginas e propõe que “a vigilância indiscriminada de pessoas físicas seja proibida, quando aplicada de forma generalizada a todas as pessoas, sem diferenciação”, seja em ambientes digitais ou físicos.
E acrescente que os sistemas de IA utilizados para classificar o comportamento social, que já são utilizados na China, devem ser proibidos também, a utilização de outros IA de “alto risco” podem vir a ser totalmente proibidos, de acordo com o documento, enquanto isso outros podem nem conseguir ser submetidos se não cumprirem certos padrões.
A CNBC recebeu declarações de um porta-voz da Comissão Europeia, que disse “a Comissão está preparada para adotar o quadro regulamentar sobre IA na próxima quarta-feira, 21 de abril. Qualquer informação veiculada antes disso não será legítimo”.
No entanto, já conseguimos ter uma noção que a Comissão Europeia deverá apresentar em breve a primeira lei europeia para regular o uso da Inteligência Artificial. O objetivo é atenuar os riscos desta tecnologia.