Abaixo irei citar as diferença entre o Ethereum e o Ethereum2.0, são elas:
Mudança do algoritmo de consenso, essa mudança podemos dizer que é a primeira maior mudança já vistas pelos usuários e será na forma com que o Ethereum valida os blocos no Bloackchain, mas atualmente esses bloco do Ethereum são minerados por Prova-de-Trabalho (PoW), ou seja, é necessário grande poder computacional para incluir blocos na rede, agora com essa atualização do Ethereum2.0 completa, a situação mudará e os blocos serão validados por “Prova de Quantidade” (PoS), bastando que o usuário tenha a quantidade de 32 ETH e habilidades técnicas para montar um servidor que ajude a rede.
Remodelação da estrutura da rede, antes a ideia era ser um computador único descentralizado para o mundo, o Ethereum terá uma estrutura de diversos “mini- computadores” integrados em uma rede principal. A rede será separada em Shards.
Para aqueles que não sabem o que é sharding, é um termo que descende da ciência da computação e significa o particionamento de um banco de dados em múltiplas maquinas. Quando tratamos de blockchain, em termos simples, o sharding fraciona a rede de uma criptomoeada em vários blockchains interligados.
Modificação da política monetária, essa política do Ethereum também mudará completamente. Nas primeiras fases do Ethereum 2.0 teremos duas redes separadas gerando recompensas tanto para quem minera via Prova de Trabalho, quanto para quem valida os blocos via Prova de Quantidade.
O que significa, que teremos os mesmos 2 Ethers por bloco na mineração, somados a uma quantidade variável de Ether gerado na cadeia com PoS. Isso ocorrerá até o Ethereum comum se integrar no Ethereum 2.0.
Onde comprar Ethereum 2.0?
No momento não é possível comprar o ETH 2.0, embora qualquer um consiga enviar seu Ethereum (ETH) atual para a nova rede. Ou seja, os interessados no novo criptoativo devem seguir com o ETH em suas carteiras normalmente.
Futuramente, na etapa conhecida como ‘Fase 1.5’ será possível converter livremente ETH em ETH 2.0 e vice-versão.
Apesar de alguns avanços, é importante notar que muitos dos pontos da atualização ainda não foram decididos. Por exemplo, não sabemos como ocorrerá a transmissão entre shards e como ocorrerá a inclusão do Ethereum 1.0 no Ethereum 2.0.
Será uma caminhada longa e arriscada, é a primeira vez que um projeto dessa envergadura adotará uma mudança tão radical de estrutura no espaço das criptomoedas, esse risco é enorme de algo dar errado, assim como as recompensas deverão ser grandes se tudo ocorrer bem.