A RSA Conference anualmente reúne algumas mentes brilhantes da criptografia para conversas os avanços no campo, os maiores hacks do ano e para onde o setor de segurança cibernética está indo. Esse ano aconteceu da conversa começar com uma enterrada pronúncia em NFTs.
O primeiro evento principal do RSA 2021, a palestra de abertura foi o painel dos criptográficos. Ron Rivest um criptógrafo famoso que co-criou a criptografia de chave pública RSA, no início do painel, ridicularizou os tokens não fungíveis como valendo ainda menos do que as famosas tulipas da mania das tulipas.
Rivest argumentou, que pelo menos com tulipas de verdade, “você pode possuí-las, pode possuí-las, pode plantá-las, pode apreciá-las”. E observou, os NFTs não são nem mesmo com imagens de tulipas. São mais semelhantes com tokes digitais que apontam para a imagem de uma tulipa.
“É um pouco como remédio homeopático”, Rivest disse. “Você dilui, dilui, dilui e diz: ‘O que sobrou?'”
Adi Shamir, outro palestrante e co-criador da criptografia de chave pública RSA, não foi muito severo com NFTs.
Shamir disse antes de comparar os NFTs a um jogo de tabuleiro, “Acho que é uma boa maneira para os artistas digitais monetizarem suas criações”.
“Acho que todos devemos olhar para isso como um jogo de Banco Imobiliário”, disse ao público. “Certamente não é prejudicial, algumas pessoas colecionam moedas, algumas pessoas colecionam selos, algumas pessoas coletam NFTs. Se eles querem pagar por isso, está tudo bem para mim.”
Shamir então anunciou planos para no futuro, teoricamente criar o seu próprio NFT. Zulfikar Ramzan apresentador do painel, que tem doutorado em ciência da computação pelo MIT, foi claramente informado sobre essa ideia de antemão e disse ao público que a RSA trabalharia com Shamir para criar e vender um NFT com todos os rendimentos direcionados a caridade.
E embora os especialistas em criptografia possam ser céticos em relação aos NFTs, é importante notar que essa conversa estava acontecendo na RSA em primeiro lugar. Nos últimos anos, muitos na comunidade de criptografia zombaram do termo “criptografia” tornando-se uma abreviação para criptomoeda em vez de criptografia. No ano 2019, o mesmo painel de criptógrafos RSA, os especialistas reunidos zombaram da ideia de “moeda do Facebook “.
“Infelizmente, nos últimos anos, vimos o termo ‘criptografia’ ser um pouco usurpado por uma comunidade diferente de pessoas que podem esperar que falemos sobre coisas como blockchain e bitcoin”, explicou Ramzan no início do painel de discussão. “Existe alguma realidade ou alguma substância além do hype [NFT]?”
Se a Conferência RSA finalmente decidir sobre uma resposta, talvez ela possa cunhar isso como um NFT.