No sábado alguns proprietários de carros da Tesla que desejavam dar volta ou simplesmente dirigir para casa, podem ter sido incapazes de faze-los depois que o aplicativo complementar dos carros relatou um erro do lado do servidor.
Os carros da Tela, não usam chaves convencionais para desbloquear e seguir em frente. Ao invés disso, eles exigem a presença se um fob sem fio ou cartão-chave, ou um aplicativo de smartfone autenticado que se comunique com os veículos elétricos via Bluetooth. Aparentemente isso é mais fácil ou mais conveniente do que uma chave comum, ou algo assim.
O aplicativo force também algum controle remoto sobre os recursos do veículo. Ao tentar conectar seu aplicativo ao carro durante o final de semana para destravar e ligar seus carros remotamente relataram que o software não estava trabalhando da forma correta, e produzindo uma mensagem de erro do servidor, o que significa que eles podem ter sido impedidos de entrar no carro.
Caso o aplicativos ja e estiver conectado ao veículo, ou se o motorista estiver com o seu fob ou cartão chave, ele poderá entrar e ligar o veículo normalmente. Caso o contrário não conseguiria se conectar.
A montadora colocou seus fóruns de suporte atrás de uma parede de registro no início deste ano, e possuir um muskMobile que é um requisito para entrar. O seu correspondente, portanto não pode explorar nenhuma carta oficial. A conta no Twitter da Telas não cita o assunto, e o setor de carros elétricos não se preocupado com Facebook. O que aconteceu exatamente na interrupção é difícil de adivinhar.
O esse erro nos deixa curiosos e nos leva a e adivinhar que uma combinação de erro de servidor 500 e “maior detalhamento da rede” pode significar. Uma única pista para nos é que o aplicativo foi atualizado em 18 de novembro para a versão 4.3.0 no iOS e 4.2.3-742 NO Android.
O site de rastreamento de interrupções downdetector.com observou que a interrupção do Tesla no sábado, foi uns dias apos que as atualizações do aplicativo caíram e o The Register não pode encontrar nenhum relato de MuskMobiles travados imediatamente após a atualização do aplicativo. Parece que o aplicativo está fora do gancho como fonte de detalhamento da rede.
Definido pelo World Wide Web Consortium o erro 500, é como um erro interno do servidor, que ocorre quando um serviço entra em “uma condição inesperada que o impediu de atender à solicitação”.
Será que o tweet de Musk sugere, que algo relacionado à autenticação de usuários de aplicativos do Tesla foi ajustado para ser mais prolixo e efetivamente causou um DDoS na própria infraestrutura do Tesla? Só podemos especular o que aconteceu.
Seja lá qual foi a causa do erro, mas foi rapidamente corrigido. O Downdetector indica que a interrupção terminou após cerca de 4 horas, deixando os motoristas atrás de suas rodas eletrificadas e o resto de nós se perguntando se os CEOs respondendo aos tweets são a nova prática recomendada para suporte técnico.