Em 6 de 51 estados do EUA estão proibindo PC gamers de alto despenho, devido a novas políticas regulatórias referentes ao consumo de energia. Os PCs de modelos como o Aurora 12, da Alienware, marca da Dell focada no público gamer, mostram um aviso na hora da compra avisando aos consumidores que não podem enviar produtos fora dos padrões máximos estabelecidos.
No dia primeiro de julho, essas novas medidas passaram a entrar em vigor em estados como Califórnia, Colorado, Oregon, Washington e Vermont, ressaltando que a classificação se dá a partir de uma pontuação que determinar se o PC tem o consumo elevado em estado de repouso ou não, isso quer dizer quando está ligado, mas não em uso e não tem muito a ver com alta performance em si.
Lojas virtuais e marketplaces como a Amazon, informam aos compradores que para esses locais não podem enviar o produto que não estejam em conformidade com os padrões máximos de consumo impostos pelas novas regulamentações.
O documento legal que instrui o público a respeito dessas restrições, a medição do que é ou não permitido se dá a partir do quão expansível é um computador. Isso irá afetar, em sua grande maioria, desktops. Existe uma espécie de ranking que atribui pontuações para uma série de características, como número de portas USB a detalhes referentes a processador e placa gráfica, o que dá uma ideia do nível de desempenho da máquina.