O presidente de El Salvador Nayub Bukele, anunciou no sábado 20 de novembro que El Salvado se prepara para construir a primeira “cidade Bitcoin” do mundo, será energizada por um vulcão, com áreas residenciais, comerciais e aeroportuárias, o financiamento virá inicialmente, pela emissão de títulos no mercado de criptomoedas em 2022. Desde 7 de setembro El Salvador é o primeiro pais a autorizar o Bitcoin como moeda legal a par do dolar.
Na cidade do Bitcoin terá de tudo: áreas residenciais e comerciais, serviços, museus, entretenimento, bares, restaurantes, aeroporto, porto, trem, tudo”, descreveu Bukele, em inglês, no encerramento do Labitconf, um fórum anual que reúne “bitcoiners” do mundo, e acrescentou “Com prefeito e tudo mais”.
a Bitcoin City ou Cidade bitcoin, ainda não teve o seu prazo de construção informado, sabemos apenas que será na cidades costeira de Conchagua, onde se encontra o vulcão homônimo, que irá fornecer a energia para o empreendimento.
Bukele disse, “Aproveitaremos a geração de energia geotérmica para a cidade e para a mineração de bitcoin”.
Para quem não sabe a mineração de Bitcoin é o processo pelo qual novos bitcoins são criados. Nele são utilizados computadores que resolvem problemas matemáticos complexo, cuja a operação demanda uma grande quantidade de energia elétrica. E hoje a energia para fazer esse processo vem de uma central geotérmica construída em 1999 e alimentada pelo vulcão Tecapa, na cidade de Berlim.
Bukel disse que o único imposto que a “Cidade Bitcoin” terá é o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), investido em sua manutenção.