O uutils, surgiu nos últimos dois anos, como uma reimplementação do GNU Coreutils escrito na linguagem de programação Rust. Esta versão baseada em Rust de cp, mv e outros utilitários principais está chegando mais perto da paridade com o GNU upstream. Dessa forma, a implementação Rust do GNU Coreutils se mostra viável e capaz de assumir mais utilidades práticas do dia a dia.
Sylvestre Ledru, desenvolvedor do Debian, na pandemia do COVID-19 começou a trabalhar no Uutils, mas somente na semana passada ele apresentou no FOSDEM 2023 seu esforço de substituição do Coreutils.
O Uutils vem crescendo cada vez mais, e sendo empacotado por muitas distribuições Linux e também é usado agora por “uma famosa rede social por meio do projeto Yocto”. No decorrer da apresentação de Sylvestre Ledru, ele caracterizou a motivação para este projeto e seu uso do Rust devido à segurança, portabilidade, capacidade de aproveitar as caixas Rust existentes e o grande potencial de desempenho. A popularidade da linguagem de programação Rust também ajuda.
Implementação Rust do GNU Coreutils se mostra viável
Os objetivos com uutils são tentar criar um substituto para o GNU Coreutils, buscar um bom suporte entre plataformas e testes fáceis. Os objetivos iniciais de Ledru era conseguir inicializar o Debian, rodar os pacotes mais populares, construir software de código aberto chave e, em geral, está se tornando um grande sucesso.
O desempenho do uutils já está em ótima forma em relação ao uutils, enquanto mais otimizações de desempenho estão por vir, com outros trabalhos para compatibilidade com as ferramentas GNU e implementação de algumas opções ainda ausentes em diferentes programas.
Ao final de sua apresentação no FOSDEM 2023, Ledru falou de algumas previsões para 2024 que incluem: “Começaremos a ver provedores de nuvem propondo imagens com componentes principais do Rust. Veremos cada vez mais parte da infraestrutura principal do Linux aprimorada com Rust.”