A empresa do grupo Alphabet, DeepMind é especializada em pesquisas em inteligência artificial, disse ter construído um sistema capaz de programar com eficiência comparável a humanos. O AlphaCode, como foi batizado, é reforçado por modelos de aprendizagem profunda para solucionar problemas inseridos em linguagem natural que requerem a combinação de “senso crítico, lógica, conhecimento em algoritmos e habilidade em programação”.
O desempenho do projeto foi avaliado no Codeforces, plataforma que proporciona competições entre milhares de programadores. Nas dez avaliações mais recentes, o AlphaCode conseguiu se igualar a um programador mediano. Essa foi “a primeira vez que um sistema de geração de código baseado em IA alcançou níveis competitivos de desempenho em programação”, segundo da empresa.”Posso dizer com segurança que os resultados do AlphaCode superaram minhas expectativas”, Mike Mirzayanov o fundador do Codeforces disse. Completou“Eu estava cético porque, mesmo em problemas competitivos mais simples, muitas vezes é necessário não apenas implementar o algoritmo, mas também inventá-lo”.
Amostras em C++ e Python
A DeepMind conta que, no momento da avaliação, foi elaborada uma “enorme quantidade” de programas em C++ e Python para cada problema proposto. Depois disso, o grupo de desenvolvedores “filtrou, agrupou e reclassificou” as soluções em um pequeno conjunto de 10 programas candidatos que, em seguida, foram colocados para avaliação externa.
Em publicação a DeepMind admite “Embora esteja longe de vencer as competições, o resultado apresenta um salto substancial nas capacidades de resolução de problemas de IA. Esperamos que nossos resultados inspirem a comunidade de programação competitiva”.