A Deep Web é um termo que está ficando cada vez mais conhecido e é o centro de muitas lendas urbanas e histórias que circulam na rede.
Porém, a Deep Web é basicamente uma “internet” onde nenhum site é indexado pelo Google ou outros buscadores. Ou seja, é impossível encontrá-los pelos meios tradicionais da “internet surface”.
É justamente por causa dessa grande privacidade queos sites têm que surgem muitas histórias sobre o que existe na Deep Web.
Enquanto muitas das histórias podem não ser verdade, muitas coisas obscuras realmente existem nesse canto da internet.
Venda de drogas, fóruns com hackers, malwares, imagens gráficas e alguns outros conteúdos nada agradáveis podem sim ser encontrados nas páginas não indexadas da internet.
A Deep Web apresenta muitos riscos à usuários não muito avançados, pois ela possui muitas brechas e está infestada de malwares e spywares.
Além da Deep Web existe a Dark Internet, com endereços inalcançáveis por qualquer meio e a Darknet.
A Darknet é a internet da qual as lendas urbanas tanto falam. Essa é uma rede apenas para usuários experientes e nada recomendável para pessoas que não querem cruzar com páginas e imagens totalmente desagradáveis.
Como entrar na Deep Web
Para se conectar a Deep Web e navegar nela é necessário ter o Tor Browser, navegador que te mantém anônimo durante toda a sessão de navegação. Esse navegador esconde seu IP através de um complexo processo nos servidores do Tor.
Para baixar o navegador basta entrar no site oficial do Tor.
Não existe um Google na Deep Web, para encontrar os sites é preciso procurar um diretório de sites. No Tor os links são formados por caracteres aleatórios e com domínio .onion.
O diretório de sites mais famoso da Deep Web é o Hidden Wiki. Para entrar nele basta copiar esse endereço no navegador Torhttp://zqktlwi4fecvo6ri.onion/wiki/index.php/Main_Page .Na página inicial dessa Wiki você irá encontrar uma série de links para blogs, sites, fóruns e muitas outras páginas da Deep Web.
Dicas de segurança na Deep Web
Novamente, a Deep Web é diferente da Darknet, ela não é exatamente como se fala nas lendas urbanas. É possível que alguém entre na Deep Web para encontrar coisas comuns como, por exemplo, a Wikileaks que existia na Deep Web até pouco tempo.
Outros sites que visitamos hoje também já fizeram parte da Deep Web, sem possuir conteúdo ilegal nenhum.Porém, isso não anula os perigos da Deep Web.
Ao navegar na internet não indexada você está muito mais vulnerável à ataques de hackers e malwares, portanto, o mais indicado é não usar o seu computador pessoal para acessar a Deep Web.Use uma máquina antiga sem informações pessoais e procure usar mais de um antivírus ao mesmo tempo.
O mais importante é sempre tomar cuidado e ser muito preocupado com os links e sites que visita na Deep Web.
Você que tem interesse em segurança da informação, conheça o curso online Pentest Completo com Kali Linux.