Existe algo mais característico de Black Mirror do que o próprio criador da série utilizando um chatbot de Inteligência Artificial (IA) para escrever um episódio? Pois bem, essa situação ocorreu! Charlie Brooker, o idealizador do popular seriado de ficção científica da Netflix, revelou em uma entrevista à revista Empire que tentou utilizar o ChatGPT, uma ferramenta da OpenAI, para criar um dos capítulos da aguardada sexta temporada da produção. No entanto, ele descreveu o resultado como extremamente insatisfatório.
À medida que acompanhamos o avanço rápido da Inteligência Artificial, é evidente que alguns empregos estão sendo substituídos por recursos automatizados. No entanto, parece que Brooker não será substituído tão rapidamente, uma vez que o ChatGPT, segundo ele, não foi capaz de conceber um episódio autêntico de Black Mirror.
“Eu brinquei um pouco com o ChatGPT. A primeira coisa que fiz foi digitar ‘gerar um episódio de Black Mirror’ e o resultado foi algo que, à primeira vista, parecia plausível, mas, na realidade, era muito ruim”, afirmou o roteirista. “A única coisa que o ChatGPT fez foi absorver as sinopses dos outros episódios de Black Mirror e misturá-las de certa forma. Portanto, ao analisar mais detalhadamente, percebe-se que não há nada de original aqui”, completou.
Apesar de não ter conseguido criar um episódio original de Black Mirror, o ChatGPT apontou diversos clichês da série. O comportamento da IA auxiliou Brooker a compreender certos aspectos de sua escrita que precisam ser aprimorados.
“Eu estava ciente de que escrevi muitos episódios em que as pessoas dizem ‘oh, eu estava dentro de um computador o tempo todo!’. Então pensei: ‘vou abandonar completamente a noção do que é um episódio de Black Mirror’. Não faz sentido manter uma antologia se não podemos quebrar nossas próprias regras. Foi um verdadeiro choque de realidade”, explicou Brooker.
A sexta temporada de Black Mirror estreará na Netflix em 15 de junho e contará com seis episódios