Coronavírus cria corrida por programadores COBOL

Entenda porque está aumentando a procura por programadores COBOL

Nos últimos meses aumentou a demanda por programadores COBOL por causa da pandemia do COVID.

Sistemas de seguro desemprego e outros sistemas dos E.U.A. estão sobrecarregados por causa da crise e da quarentena do COVID e como esses sistemas foram desenvolvidos em COBOL, eles precisam de mais desenvolvedores e estão até mesmo procurando voluntários que queiram programar.

Alem disso os programadores COBOL geralmente tem mais de 20 anos de experiência na área e muitos já estão com mais de 50 ou 60 anos de idade e estão entre os mais vulneráveis ao COVID-19.

A IBM está disponibilizando um curso e material de estudos gratuito sobre COBOL. O link para esse material está nas referencias no final desse artigo.

Também estarei disponibilizando links para videolas gratis de programação em COBOL.

Introdução a Linguagem COBOL

Cobol sigla que se refere a – COmmon Business Oriented Language | Linguagem Comum Orientada para os Negócios, é uma linguagem de programação utilizada nos Negócios para o processamento de banco de dados comerciais.

A linguagem ainda é utilizada em sistemas legados armazenado em mainframes. Devido à aposentadoria de programadores mais experientes a sua popularidade teve uma baixa, muitos sistemas foram reescritos e migrados para novas plataformas.Atualmente, a maior parte do código em COBOL existe essencialmente para manter aplicações existentes.

As especificações feitas no COBOL 2002, inclui à programação orientada a objetos e outras características das linguagens modernas.

A linguagem foi criada por um comitê de membros de várias instituições civis e governamentais durante segundo semestre do ano de 1959. As especificações eram em grande parte inspiradas na linguagem de programação Flow-Matic inventada por Grace Hopper, referida como “a mãe da língua COBOL.”

Onde posso aprender a programar em COBOL?

Conteúdo de cobol no Youtube:

Nos links abaixo tem os materiais de estudos disponibilizados pela IBM. Você vai ser direcionado para site da IBM lá você vai poder achar referências sobre COBOL.

https://developer.ibm.com/technologies/cobol/?cm_mmc=OSocial_Blog-_-Developer_IBM+Developer-_-WW_WW-_-ibmdev-OInfluencer-YouTube-KA-COBOL-introduction&cm_mmca1=000037FD&cm_mmca2=10010797

https://www.ibm.com/support/knowledgecenter/pt-br/ssw_ibm_i_71/rzahg/rzahgcobollangref.htm

 

https://www.ibm.com/support/knowledgecenter/pt-br/SSGU8G_12.1.0/com.ibm.po.doc/catalog.htm

https://www.ibm.com/it-infrastructure/z/education/master-the-mainframehttps://github.com/openmainframeproject/cobol-programming-course/blob/master/COBOL%20Programming%20with%20VSCode.pdf

https://www.openmainframeproject.org/blog/2020/04/09/open-mainframe-project-helps-fill-the-need-for-cobol-resources

https://github.com/openmainframeproject/cobol-programming-course

fontes:

https://tecnoblog.net/333957/ibm-procura-programadores-cobol-aumento-demanda/

No link abaixo temos uma notícia do Folha de São Paulo, dizendo sobre a procura da IBM e da Fundação Linux de programadores que tenham familiaridade com a linguagem, corrida provocada pelo Coronavírus.

https://www1.folha.uol.com.br/tec/2020/04/ibm-convoca-programadores-de-cobol-linguagem-dos-anos-1960-durante-pandemia.shtml