No último ano os tokens não fungíveis ganharam popularidade, uma espécie de criptomoeda conhecida pela sigla NTF, criaram um mercado multimilionário em blockchain. Segundo um estudo publicado pelo site Protos, as vendas desse tipo de ativo estão despencando, assim como os seus valores. “A bolha estourou e temos gráficos para provar”, dizem os autores do levantamento.
O relatório mostra, que apesar de o setor ter negociado 102 milhões de dólares em um único dia de maio, a última semana registrou o recorde de vendas, no total de 170 milhões de dólares, isso significa que o setor teve uma queda 90% nas vendas e apenas alguns poucos projetos continuam em movimento.
Segundo a Protos, plataformas como Cryptopunks e Hashmasks, são os poucos que ainda sustentam as suas vendas, a primeira registrou quase 5 milhões de dólares em negociações, em 79 vendas, na análise da semana. Outras marcas citadas como ainda ativas são a Sorare, de colecionáveis de futebol, que movimentou 2,4 milhões de dólares em 10 mil negociações na semana, e a Meebit, que vendeu 5 NFTs por pelo menos um milhão de dólares recentemente.
O estudo mostra que alguns dados positivos, mas o número de carteiras de NFTs ativas diariamente despencou de mais de 12 mil para apenas 3.900 nos últimos dias.
Os autores da pesquisa mostram como o mercado de NFTs colecionáveis, estão ligados ao esporte, e conseguem ainda movimentar cifras milionárias, mas mercado de NFTs de artes e outros que não possuem coleção ou plataforma temática própria, caíram a níveis bastante baixos desde os recordes do início do mês passado.
Os autores do estudo, afirmam “Considerando tudo isso, os dados sugerem que a bolha dos NFTs durou apenas quatro meses – e estourou no início de maio”.
Diante desse cenário de queda no volume e no valor das negociações, o mercado de NFTs parece ainda movimentado, com plataformas como a NBA Top Shot ultrapassando a marca de 500 mil usuários ativos e o Comite Olímpico Internacional anunciando uma coleção de “pins” digitais colecionáveis licenciados, com a temática das olimpíadas.