A segurança da informação se trata da proteção de sistemas e dados, tanto de uma empesa como de um usuário comum, dessa forma consegue-se proteger e evitar com que suas informações sigilosas fiquem em posse de concorrentes ou de pessoas de má-fé, abaixo vou citar algumas boas práticas para que você possa se proteger de invasões e perca de arquivos.
1 Manter os Softwares atualizados
Mantendo o sistema operacional da sua máquina atualizado os riscos de seu sistema ser invadido diminuem, pois os fabricantes estão sempre em busca de correções e atualizações contra-ataques cibernéticos.
As atualizações de softwares são importantes porque a maioria dos malwares não tem exatamente como alvo vulnerabilidades de segurança novas e desconhecidas, eles buscam por aplicações conhecidas que já foram corrigidas nas verões mais recentes, mas que os usuários não tenham feito a atualização do sistema.
2 Backup
O backup ou cópia de segurança é um mecanismo fundamental para poder assegurar a disponibilidade da informação, caso aconteça das suas informações serem roubadas ou o local de armazenamento seja danificado, o backup irá manter suas informações seguras.
3 Segurança na rede Wi-fi
Para manter sua rede mais segura evite deixar senhas padrões ou fáceis no seu wi-fi, assim você evita com que pessoas mal-intencionadas, tenham acesso sua rede, pois usando uma senha mais complexa fica difícil do invasor conseguir quebra sua senha, mantenha um alcance da sua rede no perímetro de sua casa, dessa maneira evita com que sua rede apareça para outras pessoas.
4 Firewall
Para manter seu Firewall funcionando corretamente atualize a ferramenta sempre que possível para a versão mais recente, escolha uma ferramenta que atenda sua demanda, pois hoje em dia temos diversos tipos de Firewall à disposição. O Firewall foi de uma simples ferramenta que realizava a checagem de pacotes e barrava certos dados suspeitos, a uma ferramenta com uma arquitetura complexa e podem ser responsáveis pela detecção de ameaças, antivírus, prevenção de invasões, controle de aplicações e muitas outras funções.
5 Antivírus
O antivírus são bastante usados eles ajudam a se prevenir contra intrusos maliciosos questão tentando infectar sua máquina através de sites, e-mail, arquivos baixados e dispositivos externos conectados, mantendo seus antivírus atualizado e suas configurações de defesas ativadas você consegue se defender, mas o antivírus só defende maquina contra ataques de vírus já conhecidos. Vírus novos que não se encaixem em nenhuma das assinaturas de vírus conhecidas, são indetectáveis até que algum fabricante de antivírus identifique.
6 Links e E-mails
Toda vez que você receber um e-mail inesperado com um link preste atenção, pois o link pode estar mascarado e te direcionar para uma página aonde seus dados podem ser roubados, sempre que receber um e-mail verifique se você fez algum tipo de cadastro na empresa, mesmo assim passe a seta do mouse no link para verificar se o link é da empresa.