Você já deve ter ouvido falar no Bitcoin, uma moeda digital criada em 2009 por um desenvolvedor chamado Satoshi Nakamoto que vem ganhando cada vez mais notoriedade. Diferente do dinheiro convencional, as transações de Bitcoins não tem o envolvimento de bancos.
Além disso, elas são livres de taxas e mais seguras pois não há necessidade de utilizar o seu nome real. Com o Bitcoin é possível comprar mercadorias de forma anônima, devido a isso, é forma de pagamento mais usada nos sites da Deep Web e também por pessoas que buscam privacidade na internet como é o caso dos usuarios do software de navegação anonima TOR(The Onion Router).
Pagamentos internacionais feitos com Bitcoin são mais fáceis e baratos, pois a moeda não é associada a nenhum país específico e não tem um regulamento. Pequenos negócios podem se beneficiar do fato desse tipo de moeda não ter taxas como os cartões de crédito.
Em alguns países, estabelecimentos diversos já estão começando a aceitar pagamentos com a nova moeda. Algumas pessoas compram Bitcoins como um investimento esperando que ele tenha o seu valor aumentado.
Como conseguir Bitcoins
Serviços de câmbio
Existem vários serviços de câmbio de Bitcoins que permite comprar a moeda utilizando diversos meios. Um exemplo desse tipo de serviço é o BitCambio.
Transferência
As pessoas podem enviar Bitcoins uma para as outras utilizando aplicativos móveis ou computadores. O processo é similar ao de envio de dinheiro digitalmente.
Minerando
As pessoas podem competir para “minerar” bitcoins através da resolução de quebra-cabeças de matemática. Um ganhador é recompensado com 25 bitcoins a cada 10 minutos.
A utilização de Bitcoins
O bitcoin fica armazenado em uma espécie de “carteira digital” que pode existir na nuvem ou no computador do usuário. A carteira permite que os usuários enviem e recebem bitcoins, realizem pagamentos ou apenas guardem o dinheiro.
Cada transação fica salva em um log público, mas os nomes dos compradores e vendedores nunca são revelados, apenas o ID da sua carteira. Isso faz com que as transações sejam privadas e as pessoas possam vender e comprar sem comprometer os seus dados.
Para aprender mais sobre bitcoin, conheça o ebook: O Que É Bitcoin – Guia Definitivo!