A empresa AXUR, uma empresa especializada em monitoramento e reação a riscos digitais, anunciou o lançamento do “Dados Expostos”, um site que permite ao usuário verificar se o CNPJ da sua empresa sofreu algum tipo de vazamento e quais procedimentos devem ser tomados caso aconteça a exposição.
É fácil usar esse site: na página inicial, basta digitar o número do CNPJ da empresa a ser consultada e clicar no ícone de lupa, em sequência basta ler e concorda com a política de privacidade e seguir, o usuário é direcionado para o resultado da consulta.
Agora caso o CNPJ da sua empresa tenha sido exposto, o site indica logo no começo da página, em letras garrafais e logo abaixo, ele irá indicar uma série de medidas que podem ser tomadas, como, por exemplo:
- Consulta ao site “Registrato”, do Banco Central, para verificar se há alguma conta bancária aberta sem permissão da sua empresa;
- Acompanhamento do extrato bancário e fique atento a transações desconhecidas;
- Cadastro das chaves Pix nos bancos em que a empresa possuir conta, antes que alguém o faça;
- Ativação de dupla autenticação para acesso a todos os sistemas da empresa
A Axur disse que o ”dadosexpostos.com.br” foi desenvolvido por uma equipe de mais de 20 especialistas na área de segurança digital. A companhia afirmou que a foram observadas as mais rigorosas regras de compliance, afim de preservar as empresas vitimas e evitar que elas caiam em novas fraudes ao tentar saber se tiveram seus dados violados.
O CEO e fundador da Axur, Fabio Ramos comenta, “Em meio ao maior vazamento de dados da história do país, sabemos da importância de oferecer um site 100% seguro e acessível a todos os empreendedores, para que não corram mais riscos ao colocarem as informações importantes da sua empresa em uma plataforma que pode conter falhas”. Diz, “sabemos que a maioria das empresas, principalmente os microempreendedores, ainda não sabe como proceder após terem seus dados vazados. O nosso objetivo com o “dadosexpostos.com.br” é poder instruí-los para que saibam como reagir e evitem novos golpes digitais, que podem levar a grandes prejuízos financeiros, podendo chegar a milhões de reais.”.
Os cibercriminosos aproveitaram a pandemia em 2020, para roubar cerca de 400 milhões de credenciais, segundo os dados da Axur e nesse ano, nada indica que o cenário será diferente. Entre todos os vazamentos nos primeiros meses do ano, 40 milhões desses dados foram de empresas, isto é, CNPJs.
Muitas empresa precisam entrar em alerta, caso estes dados estejam expostos, isso porque são inúmeras fraudes que podem acontecer a partir destes dados, desde simples casos de phishing até aquisição de empréstimos via CNPJ, gerando assim, grandes impactos para as companhias, mas, além disso, a partir de agosto deste ano, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) vai implementar penalizações, que vão desde sanções administrativas, a multas de até R$ 50 milhões por incidente de infração à privacidade para as empresas responsáveis.