Na última segunda-feira dia 15, segundo as informações divulgadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro, os seus sistemas estavam fora doa ar, após sofrer um ataque hacker realizado durante a madrugada. A Empresa Municipal de Informática e Planejamento (IplanRio) está trabalhando para normalizar a situação.
Para evitar que os criminosos roubassem os dados cadastrados, o portal da prefeitura e a plataforma Carioca Digital foram retirados do ar. O app do Taxi Rio sofreu ataques também e acabou afetando a jornada de pacientes que dependem do serviço para ir até às unidades de saúde.
Foi divulgado em nota oficial, “A prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores da Iplan estão trabalhando para minimizar o impacto e fazer com que o sistema volte a sua normalidade o mais rápido possível”.
O Centro Administrativo São Sebastião, no bairro Cidade Nova, ficou fora do ar e os serviços ficaram indisponíveis. Mas a prefeitura já está trabalhando para resolver o problema.
Ontem dia 16, a Polícia Federal realizou a operação “Dark Cloud” em busca dos responsáveis por invadir plataformas do governo, como aconteceu com o ConecteSUS no fim do último ano. A ação foi realizada na Paraíba, Minas Gerais e Santa Catarina.