Ataque Hacker afeta sistema de Saúde Ascension

Um ataque hacker interrompeu algumas operações cruciais da Ascension, um dos principais sistemas de saúde dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (08). A organização emitiu recomendações para que todos os seus clientes e associados desconectassem temporariamente suas redes como medida de precaução. Há suspeitas de que o ataque possa estar vinculado à Rússia.

Com sede em St. Louis, a rede de saúde possui 140 hospitais em 19 estados, e foi forçada a interromper o acesso aos registros eletrônicos de saúde, alguns sistemas telefônicos e vários sistemas utilizados para solicitar exames, procedimentos e medicamentos. O ataque também resultou na necessidade de encaminhar ambulâncias para outros hospitais.

Segundo a CNN, a Ascension foi vítima de um ataque de ransomware, no qual os criminosos cibernéticos tentam bloquear computadores e roubar dados para extorsão. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA suspeita que hackers ligados à Rússia estejam por trás do ataque, embora o governo russo ainda não tenha se pronunciado sobre o assunto.

As autoridades federais dos Estados Unidos foram notificadas e conduzirão uma investigação sobre o caso. No momento, não há informações adicionais sobre possíveis materiais ou dados roubados pelos criminosos.

Ataques hackers têm sido uma preocupação crescente no setor de serviços de saúde. Recentemente, a unidade Change Healthcare da UnitedHealth também foi alvo de hackers, resultando em possíveis prejuízos de até US$ 1,6 bilhão. O grupo de ransomware RansomHub vazou contratos e registros de pacientes supostamente roubados da Change Healthcare na dark web, incluindo informações pessoais e protegidas de saúde.