A Apple lançou novos dados sobre suas medidas antifraude relacionadas à operação da iOS App Store na manhã de terça-feira, anunciando que interrompeu mais de US$ 7 bilhões em “transações potencialmente fraudulentas” ao longo de quatro anos, de 2020 a 2023.
Segundo a Apple, mais de US$ 1,8 bilhão desse total foi interrompido em 2023, representando uma queda em relação aos US$ 2 bilhões de transações potencialmente fraudulentas evitadas em 2022. Além disso, a empresa bloqueou mais de 14 milhões de cartões de crédito roubados e mais de 3,3 milhões de contas para evitar transações futuras entre 2020 e 2023.
A divulgação desses dados visa destacar o compromisso da Apple em manter a segurança e a integridade da App Store, em meio a preocupações crescentes sobre fraudes e atividades maliciosas.
No entanto, vale ressaltar que existem críticas e preocupações, como evidenciado pelo processo movido por desenvolvedores contra a Apple em 2022, levantando questões sobre rejeições injustas de aplicativos e práticas de negócios questionáveis.
A divulgação dos dados da Apple coincide com o início da conferência de desenvolvedores do Google, I/O, destacando a competição acirrada entre as duas empresas no aprimoramento da segurança móvel.
Além das pressões competitivas, a Apple enfrenta desafios regulatórios, como na União Europeia, onde foi forçada a permitir lojas de aplicativos de terceiros e carregamento lateral de aplicativos de acordo com a Lei de Mercados Digitais.
Os dados divulgados pela Apple mostram que, em 2023, mais de 1,7 milhão de envios de aplicativos foram rejeitados por não atenderem aos padrões rigorosos de privacidade, segurança e conteúdo da empresa. Além disso, quase 374 milhões de contas de desenvolvedores e clientes foram fechadas, e cerca de 152 milhões de avaliações e comentários foram removidos devido a preocupações com fraude.
A equipe de revisão de aplicativos da Apple, composta por mais de 500 funcionários, analisou aproximadamente 132.500 aplicativos por semana em 2023, ajudando mais de 192.000 desenvolvedores a publicar seus aplicativos na App Store.
A Apple continua aprimorando suas medidas antifraude por meio de processos automatizados e revisão humana, visando detectar e bloquear atividades fraudulentas e proteger os usuários contra possíveis danos.