Polícia Civil de São Paulo está investigando o caso que beneficiou cerca de 5 mil correntistas do banco e a maioria são moradores da Baixada Fluminense , no Rio de Janeiro. Os clientes do C6 Bank se aproveitaram de uma possível falha no sistema para desviar o valor de R$ 23 milhões a partir do produto CDB Crédito.
A Veja divulgou hoje a informação da fraude, noticiou que há linhas diferentes de investigação. Uma onde a polícia apura se houve o planejamento do golpe por uma organização criminosa e a outra que os agentes desconfiam que o problema foi descoberto e um foi passando a informação para o outro.
O que chamou bastante atenção do caso, é que o golpe foi cometido por correntistas existentes e em smartphones únicos. Por mais que a Justiça bloqueie a conta de todos os envolvidos, conseguindo o dinheiro, todas as pessoas estão com uma espécie de débito no banco e os desvios ocorreram em pontos específicos das comunidades fluminenses.
Os clientes suspeitos utilizaram uma operação financeira do C6 Bank que se chama CDB Crédito. Um serviço que o cliente tem como limite no cartão de crédito, sendo mesmo valor que ela aplica no Certificado de Depósito Bancário (CDB), uma categoria de investimento de renda fixa.
Exemplo: se o usuário tem um investimentos de R$ 300 na modalidade, o limite do cartão dele fica em R$ 300. O banco digital libera um valor de R$ 10 mil no limite do cartão de crédito e para dar segurança, bloqueia parte do valor investido enquanto a fatura do cartão de crédito não é paga: e foi exatamente nesse momento que a falha ocorreu.
Os clientes suspeitos de desviaram o dinheiro acharam uma forma em que podiam usar todo o limite do cartão de crédito e resgatar todo o valor investido na renda fixa. Até o momento, o C6 Bank não falou sobre o assunto.