Uma nova brecha de segurança no app “Meu Correios” foi detectada. A empresa confirmou a falha que pode deixar os dados pessoais dos usuários mais vulneráveis. Confira como se proteger abaixo
- A falha que atingiu o sistema permitia acessar dados como CPF, e número de celular cadastrado e, segundo os Correios, o problema já foi corrigido sem o registro de vítimas.
- Dos milhões de contas cadastradas, cerca de 5% foram afetadas (a empresa não divulgou o número exato de contas expostas).
- Assim que o erro foi identificado, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) foi acionada. Novas medidas de segurança serão adotadas para evitar casos semelhantes, informa a empresa.
O Correios em nota, informou que “foi detectado a exposição e o eventual acesso indevido ao número de celular vinculado ao CPF de alguns usuários do aplicativo Meu Correios”. A empresa está entrando em contato por SMS solicitando a troca da senha usada para acessar o app.
“Detectamos possível acesso indevido ao seu nº de celular cadastrado, protocolo LGPD foi acionado. Considere alterar sua senha”, diz a mensagem.
Dica para se proteger
- Apesar da correção, é uma boa ideia seguir a recomendação dos Correios e trocar a senha, mesmo que não tenha recebido a mensagem de alerta no seu celular.
- Para reforçar a proteção contra invasores, a indicação é criar uma senha de pelo menos oito caracteres, combinando letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.
Como atualizar a senha no ‘Meu Correios’?
- Para trocar a senha, acesse a opção “Esqueci a senha”.
- Em seguida, basta seguir as instruções na tela e tocar em “Concluir”.
- Por segurança, o usuário deve confirmar a alteração acessando a mensagem enviada para o e-mail cadastrado no ‘Meu Correios’.
Em caso de dúvidas, entre em contato com os Correios pelo 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-7250100 (todo o Brasil). Outra opção é usar o chat ou o Fale Conosco na página oficial da empresa.