O app da Russia Yandex Taxi, na última quinta-feira dia 1º, sofreu um ataque cibernético que provocou um engarrafamento em uma das principais avenidas da cidade de Moscou. O ataque foi reivindicado pelo grupo Anonymous.
Ficando somente atrás de Istambul, na Turquia, Moscou já é uma das cidades com mais engarrafamentos do mundo. O ataque já foi confirmado pela Yandex, diversos motoristas receberam uma solicitação para corrida na mesma região.
Em uma nota à agência estatal russa TASS, a empresa confirmou que “o Yandex.Taxi descobriu uma tentativa de invasores de interromper o serviço”, afirmando que “várias dezenas de motoristas receberam os pedidos em massa”. Segundo a companhia, a região de Fili foi afetada e o congestionamento durou cerca de 40 minutos.
Segundo a nota da companhia, o “algoritmo para detectar e prevenir ataques desse tipo já foi aprimorado para evitar incidentes semelhantes no futuro”. A Yandex, ainda não confirmou quem estaria por trás do ataque.
O grupo Anonymous no início do ano, declarou “guerra cibernética” contra o governo da Rússia. O grupo já assumiu a autoria de ataques contra sites do governo e também de invasões a canais locais.