O Android 15 está em desenvolvimento e, junto com ele, surgem novidades interessantes. Uma delas é a possível implementação de uma ferramenta para monitorar a saúde do armazenamento interno do seu celular.
Essa funcionalidade foi descoberta pelo desenvolvedor Mishaal Rahman, conhecido por encontrar recursos em teste em versões preliminares do Android. Segundo o código encontrado, a ferramenta mostrará um percentual de saúde do armazenamento, semelhante ao monitoramento de bateria que já existe em muitos smartphones.
Como funciona o monitoramento da saúde do armazenamento?
Embora os detalhes técnicos ainda não estejam claros, espera-se que a ferramenta funcione de maneira parecida com a do monitoramento de bateria. Através de análises internas, o sistema operacional calculará a saúde do armazenamento e apresentará um valor percentual para o usuário.
Vantagens do monitoramento da saúde do armazenamento
- Melhor controle do uso do armazenamento: Com a ferramenta, você terá uma ideia mais precisa da vida útil do seu armazenamento interno e poderá tomar medidas para otimizá-lo, como remover arquivos desnecessários ou utilizar um cartão de memória externo.
- Prevenção de falhas: Saber a saúde do armazenamento pode te ajudar a identificar problemas antes que eles causem perda de dados. Caso o percentual de saúde esteja baixo, você poderá tomar medidas para evitar a perda de dados importantes.
Disponibilidade ainda incerta
É importante lembrar que, por estar em fase de desenvolvimento, a ferramenta de monitoramento de saúde do armazenamento interno pode não chegar à versão final do Android 15. O Google pode decidir remover a funcionalidade ou adiá-la para uma versão futura do sistema operacional.
O que sabemos até agora:
- A ferramenta foi encontrada no código do Android 15 Beta 1.
- Ela pode mostrar um percentual de saúde do armazenamento interno.
- A funcionalidade ainda não está disponível na versão Beta 1.
- O lançamento do Android 15 está previsto para entre setembro e outubro de 2024.