Adiantado por causa da pandemia, adição de 2021 do Oscar finalmente aconteceu nesse final semana passado, dia 25 de abril. A cerimónia aconteceu pela primeira vez, de forma virtual e foi realizada em diversos locais além dos EUA, incluindo Londres, Inglaterra, Paris e na França.
Mas mesmo com essas mudança a premiação continua servindo de chamariz para internautas desativados caírem em golpes virtuais e a empresa de cibersegurança Kaspersky liberou um comunicado oficial detalhando algumas ações usadas pelos criminosos para te ajudar a se prevenir.
Segundo pesquisadores da empresa de segurança, foram encontrados vários sites de phishing oferecendo streaming gratuito de filmes indicados ao Oscar 2021, incluindo Judas e O Messias Negro, Mank, Minari: Em Busca da Felicidade, Nomadland, Bela Vingança, Som do Silêncio, Meu Pai e Os 7 de Chicago.
O golpe acontece da seguinte maneira, os usuário acessam um site que exibe os primeiros minutos de casa filme, mas para assistir o restante da produção, as vítimas precisam preencher um formulário onde precisa colocar informações pessoais e depois de algum tempo, uma quantia é cobrada da vítima e o filme completo não será exibido. Esse tipo de golpe é um dos mais populares na internet. Também foi feita uma análise da Kaspersky que atividades maliciosas relacionadas ao download ilegal dos filmes, essa pesquisa revelou que cerca de 80 arquivos que imitam os filmes que concorrem à categoria de Melhor Filme.
Foi constatado que quase 70% dos arquivos maliciosos estão disfarçados somente em três filmes: Bela Vingança, Os 7 de Chicago e Judas e o Messias Negro. Este último foi a fonte mais utilizada para espalhar malware (23%), seguido por Bela Vingança (22%) e Os 7 de Chicago (21%).
Prevenções:
- Checar a autenticidade dos sites antes de preencher dados pessoais e usar apenas fontes oficiais para assistir ou baixar filmes. Sempre confira os formatos da URL, bem como a ortografia do nome da empresa.
- Preste atenção nas extensões dos arquivos que estão sendo baixados. Um arquivo em vídeo nunca terminará em extensões .exe ou .msi, por exemplo.
- Tenha um antivírus que identifica anexos maliciosos e bloqueia sites de phishing.
- Evite clicar em links que prometam o acesso antecipado ao conteúdo inédito. Caso tenha dúvidas sobre a autenticidade do arquivo, confira sempre se está disponível em plataformas de streaming