O Endless OS foi desenvolvido a partir de três anos de pesquisas realizadas em mercados emergentes, como em favelas e zonas rurais na Guatemala, Índia e no Rio de Janeiro, que mostraram as reais necessidades de usuários que sofrem algumas dificuldades de acesso aos computadores. Além de sua facilidade de uso, o sistema já vem com diversos programas utilitários pré-instalados, enfatizando a sua utilidade off-line e conteúdos sobre Educação, Emprego e Saúde.
Foi lançado no Brasil e em vários países do mundo uma nova geração de computadores de baixo custo com o sistema operacional Endless OS. Com a missão de tornar o acesso ao computador mais democratizado, a empresa de nome homônimo, desenvolveu esse sistema operacional gratuito baseado no Linux e na simplicidade dos sistemas de smartphones e tablets; oferecendo soluções para uma navegação rápida, fácil e simples para todos os usuários.
Foco na Educação
O foco de desenvolvimento do Endless OS é o educacional, sendo, hoje, um dos melhores sistemas operacionais para essa finalidade. Ele oferece um conjunto de programas de conteúdo escolar, além de toda a sua organização estrutural ser clara e autoexplicativa, ideal para trabalhos de educação em informática e de inclusão digital. Sua variedade de programas inclui enciclopédias – com mais de 80 mil artigos, programas de edição de textos, planilhas e slides, programas de edição de imagens, vídeo e músicas, dentre outros.
A alta adaptabilidade do Endless principalmente para pessoas que nunca utilizaram o computador junto ao volume de conteúdo off-line fazem desse sistema excelente para ser usado em comunidades carentes e em localizações onde as conexões à internet são ruins ou muito caras, sendo essa a população que a empresa visa atender. Tamanha é a sua importância que a ASUS já tem parceria com a empresa, comercializando notebooks com a opção do sistema Endless OS, que barateia o custo do produto em até R$ 300.
Distribuição Linux
O Endless foi desenvolvido inspirado na plataforma Linux, de código aberto e, por isso, conta com toda a biblioteca de aplicativos desenvolvidos para o sistema do Pinguim. Seu download é totalmente gratuito e adaptável para a instalação automática em computadores Windows, porém, para usuários de Linux e Mac, a instalação fica um pouco mais complexa, pois será necessário fazer o download de imagens compactadas, dificultando a criação de máquinas virtuais, que é uma prioridade para pessoas que desejam testar o sistema antes de instalá-lo completamente.
Apesar de essa restrição do sistema desfavorecer os usuários Linux e Mac, seus benefícios são justificáveis, uma vez que tornam o sistema mais seguro e pouco modificável, sendo ideal para lugares onde a mão de obra em informática nem sempre é especializada ou as conexões com internet são ruins. São restrições que acabam preservando a integridade do sistema por mais tempo.
De fato, o Endless OS pode representar o futuro dos sistemas operacionais: acessíveis e adaptáveis a todas as pessoas, além de ser uma ferramenta prioritária para levar informação aos usuários e melhorar os sistemas educacionais.
O Endless OS pode ser baixado em: https://endlessm.com/pt-br/download