O próximo grande passo na IA do Google, o Gemini 2.0, pode ser lançado em dezembro, conforme revelou o repórter Alex Heath, do The Verge. Apesar das expectativas, o novo modelo ainda não estaria apresentando a evolução de desempenho esperada pela empresa, mas pode trazer melhorias interessantes nas funções já conhecidas.
O Gemini 1.0, primeira versão completa do modelo, saiu em dezembro de 2023, inicialmente com o Bard, chatbot que incluía multimodalidade e consultas na internet. Depois vieram o Gemini Nano, otimizado para rodar no Pixel 8 Pro, e o Gemini Ultra, para assinantes do Gemini Advanced. Em fevereiro, o Google apresentou o Gemini 1.5, agora a versão mais potente e com capacidade de interpretar conteúdos mais longos, disponível apenas para assinantes.
Decembro: um mês de lançamentos para a IA Os rumores apontam que o Google deve disponibilizar o Gemini 2.0 primeiro para desenvolvedores e, em seguida, para o público em geral. Essa data de lançamento, aliás, parece não ser por acaso: também em dezembro, a OpenAI deve liberar uma versão inicial do seu próximo modelo, apelidado de “Orion”, que inicialmente terá acesso limitado a empresas parceiras.
Essa competição promete aquecer o final de ano para quem acompanha as novidades na inteligência artificial!