Google Fotos agora permite Edições HDR avançadas com menos perda de qualidade

O Google Fotos acabou de receber uma atualização que vai deixar as edições em fotos HDR (High Dynamic Range) ainda melhores e com menos perda de qualidade, tudo graças a um novo modelo de inteligência artificial da gigante das buscas.

Embora já fosse possível editar imagens HDR no Google Fotos, o resultado muitas vezes não era dos melhores — as fotos ficavam opacas ou com menos contraste. Agora, o novo modelo de IA tenta prever as áreas da imagem que precisam de mais detalhes de alcance dinâmico e preenche essas áreas de forma inteligente, preservando a qualidade original, mesmo quando você faz edições mais drásticas, como usar a famosa Borracha Mágica para remover elementos indesejados.

Menos Artefatos nas Imagens

Até então, ferramentas avançadas como a Borracha Mágica eram treinadas para lidar com imagens SDR (Standard Dynamic Range). Isso criava problemas ao editar fotos HDR, já que os resultados das edições acabavam “sobrepostos” na imagem, gerando artefatos visuais. Com a nova tecnologia, esse problema tende a ser coisa do passado.

Claro, como é uma solução baseada em software, ela não é perfeita. Quanto mais dados forem capturados na foto original, melhor será o resultado final. Segundo o Google, esse novo modelo pesa menos de 1 MB e já está disponível no Google Fotos para celulares Pixel 8 e superiores. Ainda não se sabe quando (ou se) a novidade chegará a outros dispositivos.

Se você tem um Pixel 8, já pode começar a testar essas melhorias e ver como suas fotos HDR podem ficar ainda mais incríveis!