A Apple confirmou que vai trazer várias mudanças para o iOS e o iPadOS na União Europeia (UE), tudo para se alinhar às leis locais e evitar problemas como multas ou até mesmo a proibição na região. A novidade mais chamativa é a possibilidade de desinstalar alguns dos aplicativos pré-instalados da Apple, como Mensagens, Fotos, Câmera, Safari, e até a App Store. Isso vai permitir que os usuários na UE tenham mais controle sobre a memória dos seus dispositivos e possam substituir esses apps por outros de sua escolha. Essa opção estará disponível no final de 2024, mas, por enquanto, só na União Europeia.
Mais Liberdade no iOS na UE
Além de poder deletar apps nativos, a Apple vai introduzir outras mudanças até o final deste ano. Uma delas é facilitar a troca do navegador padrão do aparelho, com mais informações sobre cada programa disponível. Também será adicionada uma aba especial no menu Ajustes para que os usuários possam gerenciar os aplicativos padrão de cada função, como discador, teclado, gerenciador de senhas e navegador. Isso vai permitir que você troque esses apps pelos seus preferidos com mais facilidade.
Essas mudanças fazem parte dos ajustes que a Apple está fazendo para cumprir a Lei dos Mercados Digitais (DMA), que entrou em vigor em março deste ano. A lei foi criada para combater práticas anticompetitivas e deu às empresas um prazo para se adequarem. Além dessas novidades, a Apple já foi forçada a permitir a instalação de lojas de aplicativos de terceiros na UE, algo que antes só era possível ao desbloquear o aparelho.