LinkedIn anuncia novas funcionalidades com inteligência artificial para assinantes Premium

O LinkedIn anunciou nesta quinta-feira (13) uma série de novas funcionalidades baseadas em inteligência artificial (IA), exclusivas para assinantes Premium. Muitas dessas funções já começaram a ser implementadas nos Estados Unidos.

As novas ferramentas adicionam camadas de complexidade a elementos já existentes do LinkedIn, como a busca por vagas de emprego e a procura por aconselhamento profissional. Atualmente, a maioria das novas funcionalidades está disponível apenas em inglês, mas outros idiomas devem ser adicionados futuramente.

Segundo Tomer Cohen, gerente de produto do LinkedIn, o pacote de novidades atende a uma demanda crescente dos usuários que buscam vagas, cursos ou especialistas em IA na plataforma. “Esteja você considerando ou não uma mudança de carreira, o seu trabalho provavelmente vai se transformar”, explicou Cohen. A plataforma já oferece mais de 800 cursos relacionados ao tema.

Funcionalidades de IA do LinkedIn

A maior parte das novas funcionalidades se concentra na busca por vagas de emprego e na preparação para candidaturas. Agora, os assinantes Premium podem:

  • Fazer pesquisas mais específicas de trabalhos com perguntas a um chatbot.
  • Pedir uma revisão do currículo pela IA.
  • Utilizar um assistente de IA para construir cartas de apresentação, funcionalidade que já estava em testes.

Além disso, a plataforma agora oferece aconselhamento personalizado sobre o mundo dos negócios, com chatbots baseados em figuras importantes do mercado, treinadas por especialistas e com insights de líderes e executivos de vários setores.

A IA foi incorporada também nos cursos do LinkedIn. Durante a visualização de aulas, os usuários podem pedir resumos ou tirar dúvidas sem sair da tela do vídeo.

Expansão de Ferramentas com IA

O LinkedIn também anunciou a expansão de ferramentas com IA que já estavam em fase inicial de implementação, como a ferramenta aprimorada de recrutamento (Recruiter 2024) e o otimizador de criação de anúncios. Além disso, uma nova ferramenta de IA generativa para pesquisas em geral está prevista para ser lançada nas próximas semanas, embora a companhia ainda não tenha divulgado muitos detalhes.

Com essas inovações, o LinkedIn busca proporcionar uma experiência mais rica e personalizada para seus assinantes Premium, aproveitando o poder da inteligência artificial para melhorar a busca de emprego e o desenvolvimento profissional.