A Microsoft anunciou a expansão do Copilot, seu assistente virtual com inteligência artificial generativa, para plataformas de mensageria, iniciando pelo Telegram na semana passada. Este movimento faz parte do projeto “copilot-for-social”, que visa integrar o Copilot em mais pontos de acesso.
Funcionalidades do Copilot no Telegram
O bot Microsoft Copilot no Telegram permite interagir com o chatbot por meio de texto, oferecendo sugestões de revisão, ideias, dicas sobre variados temas e respostas para dúvidas rápidas. A interação é direta, mas exige que o usuário forneça seu número de telefone para questões de segurança, segundo a Microsoft, embora a empresa assegure que a informação não é armazenada além do próprio chat.
Disponibilidade e Acesso
Atualmente em fase experimental, o bot do Copilot está disponível para todos os usuários do Telegram através do contato verificado @CopilotOfficialBot, acessível pesquisando por “Copilot” na barra de busca da plataforma. A ferramenta está disponível em qualquer país onde o Telegram opera, exceto em locais com restrições para IAs. O idioma inicial do bot é o inglês.
Como Utilizar
Após fornecer o número de telefone, o usuário recebe um breve tutorial sobre os comandos disponíveis, como “/ideas” para exemplos de prompts, “/share” para compartilhar o chatbot com amigos e “/restart” para reiniciar a conversa. Há um limite diário de 30 interações, possivelmente para gerenciar a demanda de processamento nos servidores da Microsoft e manter a proposta de interações rápidas.
Fase Beta
O Copilot para Telegram está em fase Beta, podendo apresentar erros e bugs com mais frequência. A Microsoft continua a ajustar e melhorar a ferramenta com base no feedback dos usuários.
Esta iniciativa representa um passo significativo na estratégia da Microsoft de integrar suas tecnologias de IA em plataformas populares, ampliando o alcance e a acessibilidade do Copilot.