O Google Chrome está prestes a se tornar ainda mais seguro em seu uso diário. Na quinta-feira (14), a empresa anunciou uma importante melhoria em um recurso essencial para a proteção digital do navegador. A novidade consiste na ampliação do funcionamento do serviço de Navegação Segura (Safe Browsing), responsável por monitorar todos os sites visitados em busca de ameaças como phishing, downloads de malwares e roubo de dados em geral.
A partir de agora, essa verificação será realizada em tempo real. Anteriormente, o monitoramento já era contínuo, mas baseava-se em uma lista de páginas potencialmente perigosas que era atualizada a cada 30 ou 60 minutos. No entanto, o Google identificou que novas ameaças surgiam em um terço desse tempo, resultando em novas vítimas antes que o sistema fosse atualizado.
No novo modo, a lista será atualizada constantemente e consultada pelo navegador. A atualização já está disponível para o Google Chrome em dispositivos iOS e desktop por meio da última atualização, enquanto a versão para Android terá acesso a ela até o final deste mês.
Além dessa melhoria, o Google também anunciou uma atualização no recurso de Check-up de Senha (Password Checkup), exclusivamente para dispositivos iOS. Agora, o navegador móvel alertará os usuários quando uma senha salva for considerada fraca ou já tiver sido utilizada em excesso em outros serviços. O objetivo é incentivar os usuários a trocarem essas senhas por combinações mais seguras e a não repeti-las em outros cadastros.