No último dia 23 de agosto, o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) divulgou seu anual ranking de linguagens de programação, confirmando Python como a mais popular mais uma vez. A família de linguagens C (C, C++ e C#) ficou muito próxima em popularidade, criando uma competição acirrada no topo da lista.
Na quinta posição encontra-se Java, com uma vantagem considerável sobre SQL e JavaScript. Fechando o top 10, estão R, HTML e TypeScript, todas com relativa proximidade entre si. Notavelmente, o SQL mostrou um crescimento significativo, ocupando a sexta posição em popularidade, mas liderando outro ranking importante do IEEE: o de empregabilidade.
A metodologia utilizada pelo IEEE para criar seu ranking envolve a coleta de dados de diversas fontes, incluindo o GitHub, Google, Stack Overflow, Reddit, API IEEE Xplore, Twitter e plataformas de vagas de emprego. Inicialmente, são consideradas 300 linguagens de programação, que passam por uma análise de relevância, resultando em uma lista final de 57 linguagens.
Além do ranking principal, o IEEE elabora outras duas listas relacionadas à programação. A lista de empregabilidade destaca as linguagens mais solicitadas em anúncios de emprego, onde o SQL lidera, seguido por Java, Python, JavaScript e C#. Por outro lado, a lista de linguagens de tendência se assemelha mais ao ranking principal, com Python em primeiro lugar, seguido por Java, C, JavaScript e C++.