Os usuários do TikTok na Europa terão a opção de desativar o algoritmo personalizado que direciona o conteúdo de seus feeds “For You” e “Ao Vivo”, conforme a empresa faz ajustes para atender aos requisitos da Lei de Serviços Digitais (DSA) da União Europeia. Ao desabilitar essa função, os usuários serão apresentados a “vídeos populares dos lugares onde moram e do mundo”, em vez de conteúdo com base em seus interesses pessoais.
As mudanças são uma resposta às regras estabelecidas pela DSA, que exigem que plataformas on-line de grande porte ofereçam aos usuários a opção de não receber conteúdo personalizado, normalmente baseado no rastreamento e criação de perfil da atividade do usuário, quando visualizarem recomendações de conteúdo. Para cumprir essa exigência, o recurso de pesquisa do TikTok também exibirá o conteúdo popular na região do usuário, e os vídeos nos feeds “Seguindo” e “Amigos” serão organizados em ordem cronológica quando a visualização não personalizada for selecionada.
Outra mudança significativa é que os usuários europeus entre 13 e 17 anos não serão automaticamente direcionados com anúncios personalizados com base em suas atividades on-line, em vez disso, terão que optar por receber anúncios personalizados através de uma alternância.
A TikTok está entre as 19 empresas sujeitas às regras da DSA, juntamente com outras plataformas como YouTube, Instagram e Twitter (que Elon Musk está renomeando para X), e, portanto, provavelmente não será a única a implementar mudanças semelhantes na Europa. Embora a TikTok ainda não tenha fornecido uma data de lançamento específica para essas mudanças, a empresa afirma que tem a intenção de cumprir as obrigações exigidas até o prazo estipulado pela DSA, que é 28 de agosto.