Hackers estão usando o ChatGPT da OpenAI para aplicar crimes cibernéticos. Segundo o relatório da Check Point Research (CPR), criminosos estão divulgando informações sobre como utilizar o software para aprimorar malwares e ferramentas de hacking.
Conforme mostram postagens em fóruns clandestinos, os usuários estão revelando novas possibilidades de práticas cibercriminosas por meio do ChatGPT, como criar malwares de roubo de informações (infostealers), desenvolver ferramentas maliciosas para hackers sem experiência, criação de mercados ilícitos na internet e muito mais.
Ainda não foi confirmado que o chatbot da OpenAI está de fato sendo usado por cibercriminosos para práticas criminosas na internet ou são apenas hipóteses levantadas. Mas as informações divulgadas acendem um alerta sobre o lado negro dessa tecnologia ao ser usada por malfeitores.
Uma publicação em 29 de dezembro de 2022, um dos usuários publicou o tópico “ChatGPT – Benefícios do Malware” que são divulgadas informações sobre utilização do chatbot para recriar malwares para hackers com pouca experiência. Essa capacidade de escrever códigos maliciosos é evidenciada por outra publicação anterior no qual o usuário “USDoD” afirma que o ChatGPT deu “uma boa ajuda” para a criação do seu primeiro script.
Esse código pode ser utilizado legalmente por desenvolvedores bem intencionados, Check Point, observa.“esse script pode ser facilmente modificado para criptografar completamente a máquina de alguém sem qualquer interação do usuário.
A publicação “Abuso do ChatGPT para criar scripts Dark Web Marketplaces”, mostra como o chatbot pode ser utilizado para criação de mercados ilícitos na Dark Web. De acordo com o relatório, no início de 2023 vários agentes de ameaças já iniciaram discussões nos fóruns para utilizar o software da OpenAI em esquemas fraudulentos.