O golpe do IPVA 2023, mais uma farsa usada para roubar dinheiro das pessoas que estão querendo pagar o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Segundo a Zapay, uma startup de tecnologia, um dos métodos que os golpistas podem usar é enviar boletos falsos para as vítimas, afirmando ser para o pagamento do imposto, os boletos podem ser enviados por e-mail, correio ou mensagem de texto. Aparentam ser legítimos, com logotipos e informações que parecem ser de um órgão oficial.
O outro método pode acontecera traves de uma ligação ou mensagem de uma pessoa que se passa por funcionário do governo ou do DETRAN, avisando o destinatário da mensagem de que está atrasado no pagamento do IPVA 2023, e solicitando fazer o pagamento imediato para evitar complicações. Logo em seguida, é pedido que a vítima forneça informações pessoais ou financeiras, envie dinheiro por transferência bancária ou cartão de crédito. No entanto, ao pagar o boleto falso, as vítimas estarão enviando o dinheiro diretamente para os golpistas.
É importante ficar atento e desconfiar sempre que receber boleto de um remetente desconhecido, só transfira o dinheiro se for constatado que esta pessoa é um funcionário do governo ou do departamento de trânsito.
Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay, orienta “Se você suspeitar de qualquer coisa, não envie dinheiro ou forneça informações pessoais e, em vez disso, entre em contato com o departamento de trânsito ou o governo local para verificar a veracidade da solicitação”.
O recomendado e não dar o número de cartão de crédito, senha de conta bancária e informações pessoais ou financeiras a alguém que entre em contato, a menos que esteja absolutamente certo de que essa pessoa é legítima. Algumas mensagens remetem a páginas falsas de sites do governo. Portanto, para ter a garantia de que estará acessando o site oficial, não clique nesses links. Opte sempre por digitar, no próprio navegador da internet, o endereço do site que deseja acessar, e assim terá a garantia de que estará acessando o site oficial.
Vale lembrar que os boletos para pagamento do IPVA são sempre emitidos pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e do Detran.