Versões antigas do SO receberam recursos do Android 13

Celulares com versões antigas do Android não recebem atualização há tempos, mas agora traves da ferramenta “Extension Software Developer Kit” (Extension SDK)  poderão receber alguns recursos presentes no Android 13, a primeira versão do Extension SDK foi lançada nesta segunda-feira (9) pelo Google.

Voltada para os desenvolvedores, essa nova funcionalidade permite levar recursos de edições mais recentes do sistema operacional para smartphones mais antigos, disponibilizando-os via apps compatíveis com tais tecnologias. O seletor de fotos do Android 13 é uma delas.

Segundo a companhia de Mountain View, os SDKs de extensão têm a principal vantagem, que não dependente  de uma atualização completa do Android para a disponibilização de funções recentes em telefones antigos. As melhorias chegam em updates de “componentes modulares do sistema”.

Dessa forma, os usuários que os softwares já não são mais atualizados, ainda poderão obter algumas novas funcionalidades. O sistema realiza modificações nas APIs usadas pelos desenvolvedores, permitindo a inclusão de códigos para verificar se a versão daquele dispositivo é compatível com o recurso em questão, liberando-o em caso positivo.

Testes com o Sandbox de Privacidade

 

Além da nova versão do seletor, que facilita o compartilhamento de fotos e vídeos armazenados na galeria do celular e adiciona outras melhorias, os SDKs de extensão devem facilitar a expansão dos testes do Privacy Sandbox em Androids antigos. O mecanismo modificará o tratamento dos dados dos usuários para a exibição de anúncios online. Com a versão beta do Android Privacy Sandbox prestes a ser lançada, usuários de telefones mais antigos provavelmente também poderão testá-lo mesmo sem uma atualização completa do sistema. Segundo o Google, estes e outros recursos deverão ficar disponíveis em telefones com Android 10 e versões posteriores.